Óculos de sol podem ser aliados importantes na direção, especialmente em dias de sol intenso, quando a luminosidade pode ofuscar os sinais de trânsito. No entanto, lentes muito escuras podem dificultar a diferenciação de cores e representar um risco para motoristas. Considerando esses aspectos, o Laboratório de Instrumentação Oftálmica do Departamento de Engenharia Elétrica (SEL) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP desenvolveu um método inovador que avalia a transmitância de objetos translúcidos, como as lentes de óculos, para verificar sua adequação à direção.
De acordo com Liliane Ventura, professora do SEL e coordenadora do projeto, a proteção ultravioleta é um aspecto já conhecido nesses acessórios, mas há outras características que raramente recebem atenção, como a capacidade das lentes de permitir a correta identificação das cores do semáforo. “Alguns óculos de sol são tão escuros que dificultam perceber a mudança de cor no semáforo”, pontua.
Fonte: Jornal da USP
Veja a matéria na íntegra: https://jornal.usp.br/atualidades/tecnologia-patenteada-pela-usp-avalia-qualidade-das-lentes-de-oculos-de-sol-para-direcao-de-veiculos/