SEL – Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação

Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação

Segunda Edição do Projeto “Conscientização de uso de Energia Solar Fotovoltaica em Escolas” acontece no SEL/EESC USP

Figura 1b: Estudantes da Escola Educativa André Donatoni que receberam o curso.

Com a finalidade de conscientizar aos estudantes do ensino fundamental e médio nos benefícios e desafios da geração de energia fotovoltaica foi criado, em 2022, o projeto, “Conscientização de uso de Energia Solar Fotovoltaica em Escolas”, pelo Prof. Dr. Elmer Cari, coordenador do Curso Solar USP.

O projeto consiste em um treinamento teórico e prático sobre os princípios do funcionamento de sistemas fotovoltaicos ligados à rede (On-grid) e desligados da mesma (Off-grid), podendo observar seu funcionamento prático por meio do Carport Solar, instalado no SEL/EESC, e através da manipulação de kits didáticos desenvolvidos especialmente para o projeto (motor solar, carregador solar, lâmpada solar, etc). O curso tem uma carga horária de quatro horas incluindo teoria (2 horas), prática (1h:30min) e encerramento (30min).

Na sua Segunda Edição, três escolas estão participando: (i) Escola Estadual João Batista Gasparin/São Carlos (ii) Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha/São Carlos e (iii) Escola Educativa André Donatoni/Ibaté, com um total de 104 participantes. O treinamento será realizado segundo o cronograma da Tabela 1.

O curso será realizado entre o 25/04/2024 à 03/05/2024 para as Escolas João Batista Gasparin e para a Escola Sebastião de Oliveira Rocha nas instalações no SEL/EESC/USP (anteriormente, em 10/11/2023, a escola André Donatoni/Ibaté recebeu o treinamento na sua própria escola).

O treinamento teórico será realizado nas Quintas-Feiras, no Anfiteatro Armando Toshio Natsume do SEL/EESC/USP e a parte prática será realizado nas Sextas-feiras, nos arredores do Carport Solar USP e ao Frente do Anfiteatro.

O treinamento será realizado pelos alunos bolsistas PUB/USP (e voluntários) Adriele Nery Martins da Silva, Thiago Brommelstroet, Francisco Ygor Grangeiro de Sousa, Flavia Camila Siroma Bernal e Carlos Hermann Schütz Foerste com coordenação do Prof. Dr. Elmer Cari.

Anexo 1: Treinamento na Escola Educativa André Donatoni/Ibaté (Realizado em 10/11/2023)

Figura 1a: Explicação do funcionamento dos módulos fotovoltaicos.

Figura 1b: Estudantes da Escola Educativa André Donatoni que receberam o curso.

Anexo 2: Treinamento Prático realizado no SEL/EESC/USP

Figura 2a: Explicação do Carport Solar USP – Sistema “Ongrid” (Projeto pequeno cidadão PUSP-SC/USP)

Fig2b: Explicação do sistema fotovoltaico ligado à rede (ongrid) (Projeto pequeno cidadão PUSP-SC/USP)
Figura 2b: Explicação do sistema fotovoltaico ligado à rede (ongrid) (Projeto pequeno cidadão PUSP-SC/USP)

Mais informações:

Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL)
E-mail: cursosolar@eesc.usp.br
Site http://www.sel.eesc.usp.br/cursosolar/
Canal no Youtube: https://www.youtube.com/@cursosolarusp2144

Contate-nos

Está com dúvida, tem algum problema que podemos ajudar a resolver o gostaria de falar sobre outros assuntos, use o formulário abaixo e responderemos assim que for possível.

Disciplina ainda não disponível

Este semestre ainda não foi atualizado. Pedimos que aguarde a atualização a partir do meio deste ano.