SEL – Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação
I.1. O projeto de formatura tem como objetivo principal promover síntese e integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso de Engenharia de Computação, sendo parte integrante e destacada do projeto pedagógico do curso; O emprego de conhecimentos adquiridos ao longo do Curso de Engenharia de Computação é item primordial e deve ser evidenciado. Essa evidência deve-se dar em todos os âmbitos do trabalho de formatura, ou seja, na escolha do tema, na sua formulação, nas proposições feitas e análise dos resultados e aspectos conclusivos sobre o tema (problema) abordado. O tema do trabalho de formatura, necessariamente, deve estar relacionado a áreas da Engenharia de Computação;
I.1.1. Por ser um curso interunidades, oferecido numa parceria entre as Unidades Escola de Engenharia de São Carlos – EESC e Instituto de Ciências Matemáticas e Computação – ICMC, deverão ser observadas as normas vigentes estabelecidas por cada Unidade para as disciplinas de Projeto de Formatura;
I.2. Estimula-se a integração temática entre ênfase escolhida pelo aluno, projeto de formatura, o trabalho de iniciação científica e estágio supervisionado.
II.1. Ao projeto de formatura serão atribuídos 6 créditos trabalho, correspondendo a 180 horas;
II.2. O projeto de formatura será formalizado por intermédio de matrícula em disciplina correspondente, segundo as normas vigentes estabelecidas por cada Unidade para as disciplinas de Projeto de Formatura;
II.3. O projeto de formatura poderá ser iniciado, preferencialmente, a partir do oitavo período, de acordo com a conveniência;
II.4. O número de horas semanais reservadas ao projeto de formatura deve ser compatível com a carga horária de disciplinas obrigatórias e optativas em curso e deverá ser estipulado e acompanhado pelo professor responsável.
III. DA REALIZAÇÃO
III.1. O trabalho de formatura deve evidenciar a capacidade do aluno em tratar problemas relacionados à área de Engenharia de Computação. Assim, quando da sua realização, serão importantes e devem ser evidenciados os seguintes pontos: (a) Apresentação do problema central do trabalho de formatura; (b) Formulação no formato de um problema de engenharia; (c) Definição de escopo; (d) Revisão de literatura; (e) Desenvolvimento metodológico (inclusive com a parte experimental quando pertinente); (f) Conclusão e (g) Especificação do material bibliográfico consultado;
III.2. No caso que configure integração temática entre ênfase, trabalho de iniciação científica, projeto de formatura e estágio supervisionado, as atividades experimentais realizadas poderão ser aproveitadas para compor o projeto de formatura. Contudo, ressalta-se a necessidade da incorporação no trabalho escrito dos documentos que permitam esse uso, principalmente no que se refere a resultados obtidos em estágios profissionalizantes. Esse requisito se faz necessário para que a propriedade intelectual das partes envolvidas não seja violada.
IV. DA DOCUMENTAÇÃO
IV.1. Antes de iniciar a execução do projeto de formatura, deverá ser apresentado plano de projeto assinado pelo aluno e orientador contendo título, resumo, objetivos gerais e específicos, carga semanal de projeto, cronograma de atividades (máximo de três páginas) e fonte de recursos, se necessários, no semestre anterior à matrícula na disciplina Projeto de Formatura;
IV.2. Ao final do semestre que antecede a matrícula na disciplina Projeto de Formatura, o aluno deverá entregar ao seu orientador um Relatório Parcial das atividades desenvolvidas;
IV.3. O plano de projeto poderá fazer parte de um projeto de dimensões maiores, com a participação de mais de um aluno. Neste caso, poderá ser redigido um único plano, mas que evidencie a participação individual de cada aluno. O dimensionamento do número de estudantes a compor um projeto de formatura em grupo deverá ser justificado mediante a formulação do problema a ser abordado;
IV.4. O aluno poderá utilizar o seu projeto de pesquisa de iniciação científica, financiada por órgão de fomento como Fapesp e CNPq, como parte do projeto de formatura, devendo preencher as formalidades exigidas;
IV.5. Os planos de projeto serão analisados por uma comissão de docentes, especialmente designada pela Comissão Coordenadora do Curso – CoC, que analisará a sua viabilidade em face da infra-estrutura disponível e recursos financeiros exigidos.
V. DA INFRAESTRUTURA E ORIENTAÇÃO
V.1. Ao Departamento do professor orientador caberá disponibilizar infraestrutura necessária para a viabilização dos projetos e organizar a utilização dos laboratórios eventualmente necessários.
VI. DA REDAÇÃO, APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO
VI.1. A monografia final deverá ser redigida segundo normas constantes no Portal da Biblioteca da Unidade responsável pela disciplina matriculada;
VI.2. O projeto de formatura será apresentado e defendido pelo aluno em sessão pública;
VI.3. A avaliação será feita por banca examinadora composta por dois ou três membros, segundo as normas vigentes estabelecidas por cada Unidade para as disciplinas de Projeto de Formatura;
VI.4. Os participantes da banca examinadora deverão possuir pelo menos o título de mestre;
VI.5. A CoC elaborará calendário de apresentação e julgamento dos projetos de formatura, reunindo todos em datas próximas, sempre que possível, ao final de cada semestre letivo, estimulando exibição especial dos resultados para a comunidade. Caso seja do desejo e interesse do aluno e seu orientador, porém, poderá ser apresentada a qualquer momento do semestre letivo proposta do professor orientador com sugestão de data e banca para a defesa pública. Nesse caso, a mesma poderá ocorrer na data sugerida uma vez que haja condições para apresentação da monografia e defesa pública;
VI.6. Uma vez aprovada, a versão final da monografia deverá ser entregue em formato digital, juntamente com a documentação especificada no arquivo mencionado em VI.1, à secretaria, que providenciará o seu respectivo cadastramento na Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP – em consonância com as normas vigentes estabelecidas por cada Unidade para as disciplinas de Projeto de Formatura. A aprovação final do aluno está condicionada à entrega dos documentos mencionados neste item em prazo máximo de uma semana após a apresentação do trabalho à banca.
VII. CASOS NÃO PREVISTOS
VII.1. Os casos não previstos nestas diretrizes serão analisados pela Comissão Coordenadora do Curso Interunidades de Engenharia de Computação – CoC-EC.
A Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) é uma das unidades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade de São Paulo (USP), instituição pública e de padrão mundial.
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