SEL – Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação

Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação

Novo Carport Solar é instalado no Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação

carpot_curso_solar

O sistema faz parte do projeto Desenvolvimento de linha base, aplicação-piloto e estudos prospectivos para mitigação e compensação de emissões de GEE no Campus de São Carlos, processo SGA 01/2020, que busca diminuir as emissões de carbono no Campus da USP em São Carlos. Além disso, o sistema será utilizado como material didático do Curso Solar Fotovoltaico USP , atividade de difusão oferecida semestralmente para profissionais que desejam aprender sobre o desenvolvimento e instalação de sistemas fotovoltaicos em diversos ambientes. A próxima edição do curso deve ocorrer de 5 a  7 de abril deste ano.

Fig. 1: Fotografia do novo carport solar instalado no SEL/EESC USP.

O sistema fotovoltaico é composto de 15 módulos fotovoltaicos de 475W (total 7,125kW) modelo JKM475N-60HL4-V (marca Jinko Solar) e um inversor da marca Growatt de 6,0 kW – dispositivo capaz de converter a energia solar em energia alternada, aquela encontrada na rede elétrica. O novo conjunto de módulos fotovoltaicos estão ligados ao inversor através de duas entradas de energia disponíveis para que o sistema sempre opere com máximo desempenho, podendo produzir até 826 kWh/mês. Isto corresponde a energia elétrica mensal consumida de duas a três famílias com quatro moradores cada.

Fig. 2: À direita Prof. Elmer Cari, no meio o aluno de doutorado Gustavo de Paula, e na esquerda o aluno de mestrado Paul Vargas, gestores do projeto do novo Carport Solar.

A instalação do sistema demorou dois meses para ser concluído, processo que inclui a homologação junto à concessionária. A empresa responsável pela instalação foi a Ecocriativ, sob supervisão do Prof. Elmer Cari do SEL/EESC. O custo do sistema foi de R$ 43.660,00, obtido do “Projeto de desenvolvimento de linha de base, aplicação-piloto e estudos prospectivos para mitigação e compensação de emissões de GEE no Campus de São Carlos”, referente ao Edital SGA 01/2020.

O novo carport solar é uma expansão de um sistema já existente (carport solar antigo de 4,5 kW), sendo o terceiro sistema fotovoltaico instalado no Departamento.

Fig. 3: Fotografia frontal do novo Carport Solar instalado no SEL/EESC USP.

Mais informações sobre este projeto, bem como sobre os demais projetos fotovoltaicos instalados no Campus de São Carlos, podem ser encontradas no site do curso, pelo email cursosolar@eesc.usp.br ou através do telefone (16) 33738740.

Contate-nos

Está com dúvida, tem algum problema que podemos ajudar a resolver o gostaria de falar sobre outros assuntos, use o formulário abaixo e responderemos assim que for possível.

Disciplina ainda não disponível

Este semestre ainda não foi atualizado. Pedimos que aguarde a atualização a partir do meio deste ano.