Campus Sustentável – USP São Carlos

O PROJETO CAMPUS SUSTENTÁVEL USP

O projeto de Campus Sustentável USP foi iniciado pelo Departamento de Engenharia Elétrica e Computação (SEL) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), pelos alunos e professores do Laboratório de Análise Computacional em Sistemas Elétricos de Potência (LACo), através do gerenciamento do projeto de geração de energia fotovoltaica para as Áreas I e II da USP São Carlos. O objetivo do projeto é instalar sistemas fotovoltaicos capazes de suprir até 20% da energia consumida em cada área. Os responsáveis pelo projeto são os professores Elmer Cari e Luis F. C. Alberto (prefeito do campus da USP São Carlos).

Para o cálculo da energia consumida, foram utilizadas as contas de energia do ano 2019 (antes da pandemia) das quatro unidades consumidoras (UC) do campus USP São Carlos Áreas I e II cujos valores foram de 12.789,71 MWh/ano e 2.788,21 MWh/ano, respectivamente. A fim de atender os objetivos do projeto de ter 20% de energia autoproduzida foi determinado a energia do projeto em 2.557,92 MWh/ano e 557 MWh/ano para a Área I e Área II, respectivamente. Após isso, foram determinados os valores de potência fotovoltaica instalada no lado de corrente contínua (CC) que para a Área I e II, que ficaram em 1762,6 kW e 384,3 kW, respectivamente, como mostra a figura ao lado.

Na Fase I do projeto fotovoltaico para a USP Área I, inicialmente foram selecionadas 15 coberturas de prédios que tiveram laudo estrutural (estudo realizado pela empresa T&M Engenharia) e uma miniusina com potência CC instalada de 802,5 kW. No total serão instalados 1423 módulos fotovoltaicos que vão gerar 1164,55 MWh/ano, valor correspondente a 10,1% da energia consumida pelo campus São Carlos, Área I. Estes prédios selecionados tiveram condições ideais para instalação fotovoltaica como mínimo sombreamento, facilidade de acesso para manutenção e laudo estrutural aprovado. A previsão de licitação da fase I é no primeiro trimestre de 2024, com operação em Setembro de 2024.

Na Fase I do projeto fotovoltaico para a USP Área II, a instalação será feita em parte da na cobertura do prédio do centro de convenções. A potência instalada (lado CC) na fase I será de 107,6 kW como mostra a figura ao lado. Como nesse lugar existe uma usina fotovoltaica de 60kW, a potência CC total será de 168,3 kW e será gerado 243,69 MWh/ano, que corresponde a 8,74% da energia consumida pela unidade consumidora deste lugar.

Novos lugares serão selecionados na fase II do projeto para atingir o objetivo de geração de 20% da energia consumida na USP Áreas I e II. Serão instalados 979,9kW e 216,6kW na USP Área I e II, respectivamente. A previsão da licitação da fase II é o terceiro trimestre de 2024 com término em Junho de 2025.