A equipe de pesquisas do Laboratório Avançado de Visão e Imagem (LAVI) da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP), coordenada pelo Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira, tem como principal objetivo desenvolver pesquisas na área de processamento de imagens e visão computacional aplicados à área de engenharia biomédica, com especial foco em imagens de mamografia digital (FFDM), tomossíntese digital mamária (DBT) e ressonância magnética nuclear (MRI).
Os métodos desenvolvidos são voltados principalmente à modelagem e filtragem do ruído quântico presente nas imagens de FFDM e DBT, com o objetivo de melhorar a qualidade do exame e reduzir as doses de radiação utilizadas nos programas de rastreio do câncer de mama. Na área de MRI, o foco é na filtragem do ruído Riciano, com o objetivo de melhorar a qualidade das imagens e reduzir o tempo dos exames, minimizando o desconforto dos pacientes que realizam exames de MRI.
O laboratório dispõe de computadores de alto desempenho para o treinamento de redes neurais. A infraestrutura é voltada ao desenvolvimento de métodos avançados de visão computacional e aprendizado de máquina, com foco na melhoria da qualidade de imagens médicas e na otimização de exames diagnósticos.
Se você tem perguntas, comentários ou gostaria de tratar de qualquer assunto relacionado ao laboratório, estamos à disposição. Use o formulário ao lado para entrar em contato conosco.
A Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) é uma das unidades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade de São Paulo (USP), instituição pública e de padrão mundial.
Área 1 – Avenida Trabalhador são-carlense, 400
Pq Arnold Schimidt – CEP 13566-590 – São Carlos – SP
Área 2 – Avenida João Dagnone, 1100
Jd. Santa Angelina – CEP 13563-120 – São Carlos – SP
CRHEA – Rodovia Domingos Innocentini, Km 13
Represa do Lobo (Broa) – Itirapina – SP
Está com dúvida, tem algum problema que podemos ajudar a resolver o gostaria de falar sobre outros assuntos, use o formulário abaixo e responderemos assim que for possível.
Este semestre ainda não foi atualizado. Pedimos que aguarde a atualização a partir do meio deste ano.